terça-feira, 26 de junho de 2012

Alunos visitam Casa dos Viajantes do município

Alunos do 3º Ciclo/ 2ª Fase fizeram uma visita à Casa Memorial dos Viajantes de Diamantino com o objetivos de avaliar os objetos ali existentes e de conhecer melhor a história do município.
Os alunos foram acompanhados pelas professoras Ivolina (História) e Jacilda (Língua Portuguesa). Os relatos foram feitos em forma de produção textual que serão usados na 4ª Oficina de Gêneros Textuais: ERER (Educação das Relações Etnicorracial).



Confira dois textos de alunos que participaram da atividade:


Memórias dos Viajantes

Na casa dos viajantes aprendemos um pouco mais sobre á história do nosso município, sobre as expedições exploradoras que aconteceram aqui como a do Ex Presidente dos Estados Unidos, Theodoro Roosevelt que passou por Diamantino em viagem exploratória.
Também passou por Diamantino Cândido Mariano da Silva Rondon, que foi designado para comissão da construção da linha teleférica que ligaria Goiás a Mato Grosso, foi Cândido Mariano da Silva Rondon que estabeleceu o primeiro contato com os indígenas do nosso município.
Passou por aqui também em uma expedição cientifica George Langsdorff
A Casa dos viajantes possui vários objetos das pessoas que passaram por aqui como:
Objetos jesuítas, indígenas, dos Ex Intendentes, etc.
  A Casa é muito importante para o nosso município, porque lá está guardado a memória das pessoas que passaram por aqui, e as pessoas podem visitar a casa dos viajantes, para conhecer um pouco mais da história do nosso município.

Alunos: Eduarda Duarte e Rafael Lemes Melo



                                                        Ida à Casa dos Viajantes


No dia 19/06/12 os alunos do 3° Ciclo da 2ª  Fase "A" e "B" da escola Ir. Lucinda Facchini foram a casa dos viajantes.
A Casa dos Viajantes é composta por um corredor central e várias salas, cada uma com um tema como por exemplo: Cultura indígena (possui objetos de caça, vestimentas, artesanato), povo  da região (retrata como era a vida cotidiana  dos diamantinenses, ferramentas de trabalho, moveis e objetos utilizados no garimpo), governo do município ( mostra documentos e textos antigos moveis e roupas) , cristianismo (objetos de decoração da igreja e roupas dos padres), tecnologia (maquinas de comunicação produção de textos e fotográficas antigas), memória langsdorff ( mostra trechos de mapas ,do diário de Langsdorff  réplicas das aquarelas originais e textos).
Estes objetos são muito importantes para os jovens de hoje em dia, pois nos mostra como era o passado dos moradores de Diamantino e pelo que os moradores e a cidade passaram para serem o que são hoje.

Autores: Jécktry Deuner e Ana Lívia

-------------------------------------------------------------------------------------
Texto e fotos: Professora Jacilda


Nenhum comentário: