sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caminhada e Palestra marcam ‘Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes’



Os alunos da escola Lucinda Facchini e Plácido de Castro, estiveram participando na manhã da última sexta-feira (18/05), de uma caminhada seguido de palestra com o promotor de justiça da cidade, Milton Pereira Merquiades. Na ocasião, o magistrado esteve conversando com o alunos sobre os trabalhos que a justiça vem realizando na cidade referentes ao combate a exploração sexual infantil.
Os trabalhos estiveram sob a coordenação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar de Diamantino.



Momento histórico

No dia 18 de maio de 1973 a menina Araceli Sanches, de 8 anos, desapareceu. Ela foi drogada, espancada, violentada e morta por jovens provenientes de famílias tradicionais da cidade de Vitória (ES). Tal crime, tão brutal, chocou a sociedade brasileira que pedia justiça, mas as pessoas mais empenhadas em tentar solucioná-lo morreram ou foram afastadas de seus cargos. A sociedade capixaba conhecia os hábitos dos envolvidos, que frequentemente promoviam festas onde crianças eram assediadas, mas ninguém quis depor. Os jovens foram indiciados, mas por falta de provas, foram inocentados.
Alguns jornalistas empenharam-se para que o caso não caísse em esquecimento, e muitos anos depois ainda podiam ser percebidos a indignação e revolta das pessoas em relação ao acontecido. Infelizmente, esse caso não era único e a freqüência com que acontecimentos parecidos aconteciam levou grupos de combate à violência infantil buscar alternativas para coibir novos crimes.
Um movimento surgido na Tailândia gerou uma organização internacional de luta pelo fim da exploração e comercialização infantil. Tal movimento deu o mote para um encontro ocorrido na Bahia em 18 de maio de 1998. Reuniram-se 80 entidades públicas e privadas para debater o assunto e, a partir das discussões e documentos gerados nesse encontro, foi criada pela Lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Texto: Evandro Strieder – com informações (google pesquisa)

Nenhum comentário: